Você está aqui: Página Inicial / A Câmara / Notícias / Outubro Rosa, todos contra o câncer de mama

Outubro Rosa, todos contra o câncer de mama

por isaac — publicado 05/10/2015 12h55, última modificação 06/10/2015 13h51

o início

O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro, posteriormente com a aprovação do Congresso Americano o mês de Outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama. 

Objetivo


  • Divulgar informações gerais sobre câncer de mama.
  • Promover o conhecimento e estimular a postura de atenção das mulheres em relação às suas mamas e à necessidade de investigação oportuna das alterações suspeitas (Estratégia de Conscientização).
  • Informar sobre as recomendações nacionais para o rastreamento e os benefícios e os riscos da mamografia de rotina, possibilitando que a mulher tenha mais segurança para decidir sobre a realização do exame.

Fontes: INCA / Outubro Rosa

Campanha por Mais tempo


Uma campanha do instituto Oncoguia, Femama e Roche, capitaneado pelo portal por mais tempo, alertam que segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), aproximadamente 57 mil mulheres serão diagnosticadas com câncer de mama em 2015, . Acrescenta-se a esse quadro o fato de que o tumor pode ser diagnosticado já em estágio avançado, o que acontece com mais de 50% das pacientes atendidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Além disso, estima-se que 30% das pacientes diagnosticadas vão evoluir para o estágio metastático, quando o tumor se espalha pelo corpo. Pela gravidade e urgência do problema, é fundamental que as pacientes, uma vez diante de uma doença metastática, recebam os tratamentos mais adequados para seu tipo de tumor. Mas isso não ocorre.

Em muitos casos, os tratamentos oferecidos pelo SUS contemplam apenas a quimioterapia, sem levar em conta a especificidade do tumor de cada paciente. A medicina avançou, e hoje existem terapias personalizadas que atacam diretamente o mecanismo de sobrevivência da célula tumoral, tendo como resultado maior sobrevida da paciente e menos efeitos colaterais. Estamos falando de mais tempo de vida, mas atualmente apenas para aquelas que têm planos de saúde.

É necessário que todas as alternativas medicamentosas adequadas estejam disponíveis no SUS, para que os médicos possam prescrever o tratamento mais adequado para suas pacientes.

Abrace essa Campanha, a fim de que possamos juntos, pedir ao Ministério da Saúde a incorporação de medicamentos mais modernos e adequados, que possibilitem às pacientes com câncer de mama metastático um tratamento personalizado para sua doença.

Fonte: Por mais tempo.

Assine a PETIÇÃO online.