Você está aqui: Página Inicial / A Câmara / Notícias / Por 7 votos Câmara aprova Contas de 2016 do ex-prefeito Zé Sena

Por 7 votos Câmara aprova Contas de 2016 do ex-prefeito Zé Sena

por REDAÇÃO PORTAL CMSJD — publicado 24/04/2020 08h40, última modificação 17/06/2020 10h24 @CRÉDITOS PARA O AUTOR E LINK DA FONTE
Ex-Prefeito Zé Sena tem ultimas Contas do mandato aprovadas em sessão na Câmara de São José do Divino
Por 7 votos Câmara aprova Contas de 2016 do ex-prefeito Zé Sena

Zé Sena

Na noite dessa quarta (22/04) durante ordem do dia da sessão ordinária 006/2020 a Câmara Municipal de São José do Divino aprovou por sete votos favoráveis as Contas de Governo do exercício financeiro de 2016 de responsabilidade do ex-prefeito Zé Sena. Estiveram presentes à Sessão os vereadores Carlos Samuel, Betânia Freire, Dr. Daniel, João Gracia, Carlos Portela, Mazé e Neusa. Ausentes as vereadoras Patrícia Cerqueira e Neném.

Quanto às referidas Contas, o Tribunal de Contas do estado do Piauí, por meio do Parecer Prévio 89/2019 (Processo TC/003074/16) opinou pela reprovação das mesmas, tendo em vista impropriedades apuradas (não sanadas/parcialmente sanadas, por ocasião do Contraditório), conforme segue:

a) Envio intempestivo de balancetes mensais (parcialmente sanada);

b) Peças ausentes (parcialmente sanada);

c) Despesas com pessoal do Poder Executivo superior ao limite legal;

d) Avaliação do Município – Portal da Transparência;

e) Irregularidades nas DCASP (Divergências no Balanço Financeiro e Insuficiência de recursos financeiros);

f) Fragilidade do Parecer da Controladoria.

Defesa do ex-Prefeito

Em sustentação, o assessor jurídico do ex-prefeito, Dr. Manoel Júnior reportando-se às falhas apontadas pelo Tribunal, ponderou no sentido de que o julgador deve ter bom senso em apreciar o que o Gestor fez - Ele (Gestor) errou por querer ou errou querendo acertar! Segundo o assessor, as falhas apontadas no Parecer que mais pesaram para recomendar a desaprovação das Contas de Governo foram:

1. Gastos com o pessoal do Poder Executivo superior ao limite legal.

O assessor explicou que a superação não foi do limite legal, mas do limite prudencial. O limite legal é 54%, os gastos com pessoal do Poder Executivo foram 53,32%.

[...] Os gastos foram de 53,32%, ultrapassou o limite prudencial. O que ensejou a desaprovação foi a inobservância do que tinha que ser feito (pelo Zé Sena) quanto se soubera do limite prudencial. Só que esses cuidados já não podiam ser colocados no colo de Zé Sena, porque ele já não sentava mais na cadeira de Prefeito em 2017."

2. Irregularidades nas DCASP (Divergências no Balanço Financeiro e Insuficiência de recursos financeiros)

"O Tribunal de Contas disse que quando o Sr. Zé Sena entregou a prefeitura, ele entregou com restos a pagar no valor de R$ 1.708.568,04. [...] Como se Zé Sena estivesse entregue a prefeitura de São José do Divino com esta quantia a ser paga pelo próximo Gestor. Também me causa espanto o Tribunal de Contas dotado de técnicos não se atentar que no documento (achados 2DOCCPA-1467/2017 do Relatório da VI DFAM) fls 60 e 104, está lá: Zé Sena só deixou para ser pago e com saldo em Caixa, o valor de R$ 3.843,42."

Para o assessor, se o ex-prefeito Zé Sena tivesse deixado mais de um milhão de reais a serem pagos pelo próximo Gestor e sem dinheiro em caixa, era obrigação do Gestor que assumiu em 2017 (Antonio Felícia) denunciar o ex-prefeito Zé Sena, porque se o mesmo não denunciasse também estaria cometendo crime.

Parecer da Comissão de Finanças e Orçamento

Por meio do Parecer 004/2020 a Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara, aprovou o voto do relator, ver. Carlos Portela. Compõem ainda a Comissão os vereadores João Gracia e Neusa. Em seu voto, o relator após análise das Falhas apontadas no Parecer 89/2019, Contraditório produzido (Processo TC/003074/16 e Processo CMSJD 000063/2020) e os Resultados alcançados pela administração no ano de 2016, votou pela aprovação das referidas Contas do ex-Gestor em 2016, conforme segue trecho da conclusão do Parecer:

"Vota essa relatoria pela APROVAÇÃO das contas de governo do Sr. Jose de Sena Machado Filho, prefeito municipal de São José do Divino-PI, durante o exercício de 2016, por entender que a defesa demonstrou que as falhas apontadas pelo TCE/PI foram justificadas e/ou sanadas, bem como por avaliar como positivo os resultados alcançados pela gestão municipal no exercício apreciado"

TV CÂMARA

Julgamento das Contas 2016 do ex-prefeito Zé Sena

Sessão realizada em 22 de abril, onde a Câmara Municipal de São José do Divino julgou as Contas de 2016 do ex-prefeito Zé Sena