Você está aqui: Página Inicial / A Câmara / Notícias / Implantação do Portal do Legislativo

Implantação do Portal do Legislativo

por Câmara Municipal São José Divino/PI — última modificação 05/03/2015 11h34
A Câmara Municipal de São José do Divino, em parceria com a Interlegis, implementam portal de notícias para o Legislativo.

Implantação do Portal Modelo

A Câmara Municipal de São José do Divino, na pessoa de sua presidente, vereadora Maria José Santos Machado(DEM) em parceria com a Interlegis,está disponibilizando um portal de noticias do legislativo de São José do Divino, através do projeto "Portal Modelo".

O que é o Portal Modelo?

O Portal Modelo é um sistema de gerenciamento de conteúdo completo e especializado para uma Casa Legislativa, com estrutura de informação padronizada e pronta para publicar conteúdos na web. Ele inclui várias ferramentas e funcionalidades que facilitam o trabalho de uma instituição pública e a tornam aderente a padrões e leis brasileiras.
Visite a página INTERLEGIS

Principais Características do Portal Modelo

Transparência

Entre as ferramentas que o Portal Modelo disponibiliza às instituições públicas, destaca-se o sistema de transparência, que permite a publicação de dados de prestação de contas exigidos pela Lei da Transparência ou Lei Complementar 131, de 27 de maio de 2009. Essa Lei alterou a redação da Lei de Responsabilidade Fiscal, exigindo a publicação de informações contábeis e fiscais em tempo real.

Além disso, tudo o que é publicado também fica disponível aos cidadãos como dados abertos, por meio de da API JSON.

Ouvidoria

Outra ferramenta que o Portal Modelo fornece é o sistema de ouvidoria, que permite ao cidadão estabelecer contato com o parlamento e acompanhar a sua solicitação. Esse recurso também atende à Lei de Acesso à informação (Lei nº 12.527, de 18 de novembro de 2011, que regulamenta o direito constitucional de acesso dos cidadãos às informações públicas), gerando número de protocolo para acompanhar o trâmite e receber os arquivos solicitados.

Multimídia

Vídeos e áudios das sessões legislativas podem ser publicados, bem como os principais serviços de multimídia (fotos, vídeos, áudios, streaming) existentes na internet podem ser inseridos, a fim de serem publicados no portal.

Redes Sociais

Integração com as principais redes sociais e recursos de interação com os cidadãos também são destaque no Portal Modelo, tornando-o uma excelente ferramenta de comunicação e diálogo com a comunidade local e os cidadãos interessados.

Intranet

O Portal Modelo traz inclusa a Intranet Modelo, uma ferramenta que pode ser instalada no portal e que, em conjunto com outras ferramentas, visa: à gestão dos documentos da instituição, comunicação e interação entre os funcionários; ao gerenciamento de projetos e atividades da casa; à publicação de informações institucionais úteis para promover o entretenimento e a confraternização. Entre os benefícios provenientes dessas solução, destaca-se a organização do trabalho diário proporcionada ao órgão público.

fontePortal Modelo

NOTA:
Atualmente o portal está em fase de otimização de layout e conteúdo.