Você está aqui: Página Inicial / A Câmara / Notícias / Vereadores discutem sobre reabertura do comércio durante a pandemia

Vereadores discutem sobre reabertura do comércio durante a pandemia

por REDAÇÃO PORTAL CMSJD — publicado 22/05/2020 20h45, última modificação 22/05/2020 21h48 @CRÉDITOS PARA O AUTOR E LINK DA FONTE
Reabertura gradual do comércio durante a pandemia é tema de discussão no plenário da Câmara de São José do Divino

Em sessão realizada na última terça (19/05) os vereadores Carlos Portela (PT), Dr. Daniel (PSD) e Carlos Samuel (PL) argumentaram a respeito da reabertura do comércio em São José do Divino durante a pandemia do Coronavírus.

Abrindo a discussão o ver. Carlos Portela reconheceu o trabalho do prefeito Assis Carvalho no combate ao Coronavírus, destacando a aparente normalidade no Município, tendo em vista a não ocorrência de casos e/ou suspeitas. Dada a condição, o vereador se posicionou no sentido da diminuição das restrições impostas ao funcionamento do comércio no Município.

"Ainda tá tendo muita restrição no comércio, eu acho que não necessitaria. Por exemplo, um cabeleireiro não tá abrindo, por conta do Decreto, no entanto abrem de forma irregular [...] Casa de construção só pode ficar uma porta aberta, num faz muito sentido, porquê não pode deixar as outras portas abertas, se um local fechado faria era manter mais, se tivesse vírus dentro [...]"

Diante das condições o vereador explicou que irá fazer uma solicitação ao Prefeito para reabertura gradual do comércio. Aparecendo algum caso, o Prefeito restringiria novamente, explicou o vereador.

O vereador levantou também que houve uma pequena confusão na divulgação quanto ao funcionamento do comércio no final de semana no Município em face do Decreto do Governador (Decreto 18.978).

"Muita gente me ligando no domingo perguntando se poderia abrir restaurante. Respondi então: No Decreto estadual a que o Prefeito disse que seguiria, tá dizendo que não e nem dellivery [...]. O que foi que aconteceu, fizeram três mídias diferentes [...]"

Para o vereador é necessário uma rigidez maior nas barreiras sanitárias para controle de pessoas novas vindas ao Município. De igual forma, o respeito à quarentena para pessoas vindas de regiões com acentuada proliferação do vírus.

Já o vereador Dr. Daniel destacou que em reunião do comitê da COVID, ocorrida na última sexta, foram expostas indagações como a do vereador Carlos Portela, entre outras: como alguns comerciantes podiam abrir e outros não ou o porquê de comerciantes de serviços não essenciais estarem abrindo seus estabelecimentos.

Segundo o vereador ficou a sugestão da elaboração de novo Decreto por parte do Prefeito para que se abrisse o comércio de forma mais estendida, mas que obedecesse regras de biossegurança:

"O comerciante teria que ter na entrada de seu comércio um recipiente para lavar a sola do sapato para adentrar ao comércio, álcool gel e exigir que o cliente entrasse de máscara no seu comércio".

O vereador levantou ainda que a falta de compreensão de muitos sobre a gravidade do problema do coronavírus tem sido uma barreira impeditiva à efetiva aplicação das políticas de prevenção ao coronavírus. Citando como exemplo, pessoas que recebem a máscara, por exemplo numa barreira e simplesmente não usam.

Reportando-se sobre o desencontro de informações por parte da mídia, o presidente da Câmara, ver. Carlos Samuel destacou a necessidade de os vereadores conversarem com o Prefeito afim de colher esclarecimentos e, sobretudo, para que a situação não se repita mais.

Com relação ao funcionamento do comércio local, o presidente expôs que a redução do tempo de abertura parece representar perigo maior, tendo em vista a potencial aglomeração de pessoas. O vereador pontuou ainda a importância do controle de entrada das pessoas nos comércios, sendo para isso, necessário que o proprietário permitisse a entrada de uma ou duas pessoas por vez, de acordo com o tamanho interno do estabelecimento.

Vereadores discutem sobre reabertura do comércio em São José do Divino durante a pandemia

Em sessão ordinária realizada em 19 de maio, os vereadores da Câmara Municipal de São José do Divino, discutiram sobre reabertura do comércio local no período da pandemia do coronavírus.