Histórico
Historicamente, os primeiros habitantes do Município de São José do Divino-PI, datam de meados do século XVIII, com estabelecimento nas fazendas Tinguis e São José e inicio do século XIX nas fazendas Várzea Grande a Melancias. Dentre os primeiros desbravadores, pode se destacar Bento Correia da Costa, Domingos Machado de Cerqueira e posteriormente Felipe Barros de Amorim e Clarindo Machado de Sampaio.
Em 12 de Dezembro de 1909, nascia na localidade Queimadas, Manoel Divino de Sousa, filho de José Francisco de Sousa Sobrinho e de Maria Océria de Cerqueira. Empreendedor nato e visionário, Manoel Divino de Sousa é considerado um dos principais personagens dos primórdios de nossa História e idealizador do Município de São José do Divino. Na esfera política, Manoel Divino tornou-se o representante da região junto aos poderes Legislativo e Executivo do Município de Piracuruca, atuando como Vereador eleito pelo PSD (Partido Social Democrata) na legislatura de 1948-1951, vindo a falecer precocemente no ano de 1957.
A elevação do povoado à condição de Distrito, ocorreu em 1956 por meio da Lei Municipal nº 208 de 04 de Janeiro de 1956. O processo de Emancipação politica da cidade de São José do Divino, é fruto do estabelecimento da Pecuária, seguida da implantação do Comércio e posteriormente da criação da Associação de desenvolvimento Comunitário de São José do Divino-PI (ASCODIN). A emancipação política e elevação do então Distrito à categoria de Cidade, deu-se no dia 29 de Abril de 1992, pelo disposto no artigo 35, inciso II, Constituição Estadual de 05-10-1989, regulamentado pela Lei Estadual n.º 4.477, de 29 de Abril de 1992.
Fonte: Monografia - Município de São José do Divino: Origens, Emancipação e primeiras Administrações (Antônia da Silva Fontenele)